Blog

17 Out

Você sabe como é feito o shoyu, famoso molho japonês?

Quando falamos da origem do molho shoyu fica difícil definir uma data, pois as fontes divergem bastante de uma para outra. Entretanto, as mais confiáveis afirmam que o shoyu é considerado um produto relativamente recente na culinária oriental, no formato líquido, tendo em torno de 500 anos apenas. Dizemos no "formato líquido" pois, antes disso o shoyu era um molho de consistência pastosa e levava grãos mofados em sua composição, com o intuito de preservar os alimentos durante o transporte.

Uma dúvida bastante comum é: o molho shoyu é feito de soja? Sim, mas ele não é feito totalmente de soja. O procedimento para o preparo do molho é basicamente a soja molhada na água, cozida a vapor e misturada com trigo torrado e moído e um fungo conhecido por koji. Toda essa mistura é feita junto a uma salmoura formando o momori que é envelhecido de 6 meses até 2 anos. Só após esse período de fermentação o molho estará pronto para ser consumido.
 
No entanto, com o consumo crescente da culinária japonesa, o molho shoyu está presente nas mesas de todos os restaurantes que servem esse tipo de comida, e então todo esse tempo de processo se tornaria inviável pelo longo tempo de produção. Um método mais rápido foi criado para facilitar nossas vidas. Esse método tem duração de até uma semana, utilizando um processo sintético onde os aminoácidos da soja são separados por hidrólise, acrescentados de caramelo e aromatizantes.
 
Uma curiosidade entre o molho shoyu produzido no Brasil e o produzido no Japão é de que, apesar de ambos serem compostos por altos níveis de sódio, a diferença é que cada um tem sua cor e seu sabor. O shoyu brasileiro é mais salgado e preto, já o molho japonês tem diversas variações, mas costumam ser produzidos com apenas sal, trigo, soja e alguns ingredientes de fermentação.
 
Com diferenças ou não, amamos o shoyu que de qualquer maneira. Afinal, um sashimi sem o toque desse molho não teria tanta graça, não é? 

Não deixe de conferir nossas novidades. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as delícias que produzimos na Kikoni.

 

Voltar

Kikoni - JapaFood!

Rua Rafael Bandeira, 327
Florianópolis - SC,
CEP 88015-450
+ Ver mapa ampliado