Blog

28 Fev

Uso correto do shoyu

O shoyu é o tempero mais importante da culinária japonesa. Feito com grãos de soja fermentados, trigo e sal. O shoyu é utilizado para realçar o sabor dos alimentos substituindo o sal. 

Sempre que vamos a um restaurante japonês utilizamos esta iguaria a gosto, mas poucos sabem a maneira correta de utilizá-lo. Por isso, o Kikoni vai passar algumas dicas da utilização do shoyu, de acordo com a cultura japonesa.

  • O recipiente onde é colocado o shoyu é individual. Por isso, compartilhá-lo não é apropriado.
  • O ideal é colocar somente um pouco de molho para evitar que ele transborde na hora de temperar o sashimi ou sushi.
  • Deixar o recipiente com grãos de arroz também não é apropriado, já que o peixe que deve ser passado no shoyu. Afinal, o arroz já está temperado e o peixe, não.
  • Quanto ao sushi enrolado, se preferir, molhe apenas um cantinho no shoyu. Não molhe todo o sushi, por que não só vai se desfazer como o arroz absorverá todo o shoyu, ofuscando todos os sabores delicados. 

Os grãos de soja têm alto teor de magnésio, potássio e ferro, além de vitaminas. Mas tome cuidado com o exagero no consumo, pois, também possui alto teor de sódio, que em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Além de acompanhamento para sashimis e sushis, o shoyu acompanha outras receitas da gastronomia japonesa, tornado-a ainda mais deliciosa.

Venha conhecer a verdadeira gastronomia japonesa no centro de Florianópolis/SC. Abrimos para almoço, jantar e atendemos Delivery. 

Evite filas desagradáveis e faça sua reserva com antecedência.Reservas até Às 20h pelo telefone (48)3365-9990.

Voltar

Kikoni - JapaFood!

Rua Rafael Bandeira, 327
Florianópolis - SC,
CEP 88015-450
+ Ver mapa ampliado