Blog

25 Abr

Sem gafes: o jeito certo de comer sushi!

A comida japonesa é a queridinha por muitos de nós brasileiros. No Japão comer com hashis é mais do que prático: é natural, uma verdadeira arte. No entanto, vivemos do outro lado do mundo, e com base nas nossas referências de garfos, facas e talheres, os hashis acabam se tornando um grande desafio na hora de comer sushis.

Vamos apontar alguns passos simples de como utilizar os hashis de forma correta, sem que você passe por constrangimentos e sinta-se desconfortável.

#1 Manuseio
A forma correta é segurar o hashi com a mão direita, como se estivesse utilizando uma pinça. Utilize o dedo médio e o polegar para isso.

#2 Movimentos
Comece segurando os hashis no meio ou perto das pontas enquanto se acostuma com o movimento e com manter as pontas alinhadas.

#3 Firmeza
Use um pouco de pressão no alimento, mas somente o suficiente para que não caia dos hashis.

Algumas gafes acontecem, porém fiquem atentos as citadas abaixo, e evite-as.

#NUNCA deixe o hashi jogado pela mesa, é falta de educação. Assim como também pegar os sushis pelo ângulo de cima, já que deste modo você indica sinal de luto. O correto é pegá-los de modo paralelo ao prato;

#NUNCA esfregue um hashi no outro para limpar algum resíduo de comida;

#NUNCA morda apenas a metade de uma peça de sushi ou coloque a parte do arroz no molho;

#NUNCA coloque o gengibre por cima de peças de sushi. O correto é comer as lascas de gengibre entre um prato e outro, sendo a função dele apenas de limpar o paladar para que você possa sentir os outros sabores;

#NUNCA misture ingredientes, como wasabi com molho shoyu;

Por último, a maior dica é sentir-se confortável e tranquilo na hora de comer comida japonesa, e lembre-se que é totalmente admissível que você peça garfos para lhe ajudar nesta tarefa.

Voltar

Kikoni - JapaFood!

Rua Rafael Bandeira, 327
Florianópolis - SC,
CEP 88015-450
+ Ver mapa ampliado