Blog

21 Nov

Quais são os principais peixes utilizados na culinária japonesa?

Desde que a culinária japonesa adentrou em nosso país, no começo do século passado, ela vem conquistando muitos estômagos por aí. Com algumas adaptações aos costumes ocidentais, a comida japonesa vem sendo tratada como uma alimentação saudável, devido aos diversos tipos de peixes frescos que compõem os pratos.

De uma forma geral, os pratos japoneses são ricos em criatividade e sabor, tendo o salmão e o atum como os principais peixes da culinária. Aqui no Brasil, o peixe branco entra completando esse trio de sucesso da gastronomia japonesa.

Os peixes brancos possuem diferenças de textura, cor e sabor. Confira os principais tipos!

Peixe-prego

É considerado o peixe mais branco de todos. Com um sabor forte, e um pouco gorduroso, ele se diferencia dos demais pela sua textura consistente. Esse tipo de peixe faz mais sucesso no Japão, onde os japoneses optam por comer com fatias de limão.

Olhete

Esse é o tipo de peixe branco que não é branco. Sim, ele existe! É um tom mais rosado, e é muito saboroso, além de possuir uma textura suave e macia. Aqui no Brasil ele é bastante conhecido em restaurantes, pois lembra o sabor do atum.

Peixe serra

Esse peixe também não é branco, embora seja da família dos peixes brancos. É o mais escuro dentre os peixes brancos, apresentando uma tonalidade quase vermelha. Saborosíssimo, ele é servido com a pele, assim como o olhete.

Pargo

O pargo é o peixe que mais merece atenção na hora do preparo, pois é preciso jogar água quente sobre ele na hora de fatiá-lo. Ele é servido com pele, já que é na pele que se concentra grande parte do seu sabor. Geralmente, é servido com molhos especiais para dar um toque ainda mais especial.

Completando o repertório de peixes mais utilizados na culinária japonesa aqui no Brasil, temos os dois preferidos:

Salmão

Esse peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, podendo ser servido em forma de fatias de sashimi ou combinado com ervas e arroz temperado.

Atum

O atum é um dos alimentos mais completos em nutrientes e ricos em vitaminas e minerais. Além disso, também é rico em proteína, tendo mais proteína até mesmo do que a carne bovina. Geralmente, é servido em fatias de sashimi.
 
Deu água na boca? Então, é só vir até a Kikoni, pois temos todas estas opções de peixes com aquele frescor que a boa culinária pede. Nos siga no Instagram e nos acompanhe no Facebook para ficar por dentro de todas as promoções e novidades que preparamos para vocês.

Voltar

Kikoni - JapaFood!

Rua Rafael Bandeira, 327
Florianópolis - SC,
CEP 88015-450
+ Ver mapa ampliado