Blog

08 Dez

Por que os japoneses comem com pauzinhos?

A tradição de comer com os hashis conhecidos popularmente como "pauzinhos" é de origem chinesa e surgiu há mais de 2.500 anos durante a dinastia Shang. No Japão essa forma de alimentar só chegou anos mais tarde, e além do Japão outros países também trocaram as colheres e garfos pelos hashis, como é o caso da Coreia e o Vietnã.

O início da história na China.

Tudo começou por conta dos chineses comerem com as próprias mãos. Mas, com o passar do tempo eles perceberam que comer com as mãos era um gesto de falta de educação na hora de receber convidados. 

Por volta do século VII os hashis chegam ao Japão.

Logo quando os hashis chegaram para fazer parte das refeições, os japoneses utilizavam apenas para oferecer alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras para manusear e tocar na comida dos deuses, que eram considerados sagrados para eles.

Anos se passaram e a tradição ainda continua.

Isso acontece porque o Japão é isolado em relação ao resto do mundo, talvez pela distância ou até mesmo pela cultura em si. O que sabemos é que para os japoneses o hashi possui um sentimento especial de indivíduo para indivíduo, pois algumas pessoas acreditavam que os todos os utensílios de refeições (tigelas e hashis) tinham alguma ligação com Deus.
 
Quem mora no Japão já sabe que vai aprender a comer com os "pauzinhos" desde pequeno. Essa cultura ainda se mantém nos dias de hoje, porém pesquisas apontam que as crianças têm dificuldade em manusear corretamente os hashis em determinados tipos de alimentos, e nestes casos utilizar garfos e facas é a melhor opção para os pequenos.
 
A questão é que vivemos no Brasil e aqui cada um sente-se a vontade para comer os deliciosos sushis, como quiser. Então, se você tem destreza com os "pauzinhos" venha saborear nosso cardápio de peixes frescos, e se você ainda não domina o uso dos hashis, sem problemas! Pode vir também que temos garfos para auxiliar na sua refeição e tornar esse momento agradável e prazeroso.
 
Conheça nossos cardápios de jantar, almoço e rodízios, e fique com água na boca.

 

Voltar

Kikoni - JapaFood!

Rua Rafael Bandeira, 327
Florianópolis - SC,
CEP 88015-450
+ Ver mapa ampliado